Primeira Grande Guerra
O que foi?
A primeira Grande Guerra, também conhecida como Primeira Guerra Mundial, foi um evento que marcou o início do século XX (período entre julho de 1914 e novembro de 1918) pela violência de proporções catastróficas e pelo envolvimento de vários países no combate.
Por quê?
Dentre as razões para seu desenvolvimento, pode-se citar a corrida imperialista. Esta foi caracterizada pela disputa sobre direito à exploração de países do continentes africano e asiático protagonizada por países europeus, como a França e Alemanha.
Outra questão corroborativa era o nacionalismo, a exemplo do sentimento de pangermanismo compartilhado pelo Império Alemão, que justificava a busca por novas colônias para si como necessidade de expansão do território.
O sentimento de revanche da França para com a Alemanha, após a derrota na guerra franco-prussiana, também ajudou na formação dessas tensões. Nesta, a Alemanha passou a ter posse sobre uma região chamada Alsácia e Lorena, que era abundante em minério de ferro, importante para o desenvolvimento da indústria bélica francesa.
Para outros países se envolverem, também ressalta-se a política de alianças, para a manutenção de suas relações internacionais e os interesses financeiros
O estopim da guerra foi o assassinato de do arquiduque Francisco Ferdinando que era herdeiro do trono austríaco no dia 28 de junho de 1914.
Os envolvidos:
Rússia, Grã-Bretanha, França e Itália* - formaram a Tríplice Entente
Alemanha, Áustria-Hungria, Império Otomano e Itália - formaram a Tríplice Aliança
* A Itália começou a guerra pertencendo a tríplice Aliança, mas abandonou a Guerra e só voltou a ela por interesses políticos e territoriais, agora pertencendo a tríplice entente.
** Os Russos se retiraram da Guerra por causa do desenvolvimento da Revolução Russa em 1917
***Os Estados Unidos também estavam envolvidos indiretamente na guerra, uma vez que mantinham relações econômicas, como emprestar dinheiro, com os países da tríplice aliança, mas assumiam caráter de neutralidade. Uma vez que os Russos se retiraram, foi o momento da Tríplice Entente dar os golpes finais para tentar vencer o conflito, a Alemanha atacou navios norte-americanos que forneciam armas para a Inglaterra. A partir daí, o EUA já não podia permanecer neutro.
Consequências:
As consequências mais importantes desse conflito foram os milhões de corpos sem vida levados de volta a seus países de origens, mais de 8 milhões de pessoas foram mortas nos campos de batalha.
Comentários
Postar um comentário