Fique Onde Está e Então Corra


Livro com temática envolvendo a Primeira Guerra 

Fique Onde Está e Então Corra - John Boyne

Sinopse: Alfie Summerfield nunca se esqueceu de seu aniversário de cinco anos. Quase nenhum amigo dele pôde ir à festa, e os adultos pareciam preocupados - enquanto alguns tentavam se convencer de que tudo estaria resolvido antes do Natal, sua avó não parava de repetir que eles estavam todos perdidos. Alfie ainda não entendia direito o que estava acontecendo, mas a Primeira Guerra Mundial tinha acabado de começar. Seu pai logo se alistou para o combate, e depois de quatro longos anos Alfie já não recebia mais notícias de seu paradeiro. Até que um dia o garoto descobre uma pista indicando que talvez o pai estivesse mais perto do que ele imaginava. Determinado, Alfie mobilizará todas suas forças para trazê-lo de volta para casa. “Assim como em O menino do pijama listrado, Boyne conduz os leitores pelas agonias da guerra através do olhar de uma criança.” - School Library Journal


Sobre a leitura:

 O Livro, com classificação etária de 12 anos, se passa no contexto da Segunda Guerra. Ele, no entando, se desenvolve sob a ótica infantil do filho de um soldado, que aborda o ponto de vista dos quem ficam e as modificações do cotidiano após o inicio da guerra.

Dentre as discussões, encontram-se:

  • A mulher entrou no mercado de trabalho para suprir a ausência masculina no mercado e contribuir financeiramente para a manutenção da casa, a exemplo disso, a mãe de Alfie começou a trabalhar como enfermeira depois da saída do seu marido de casa.

  • A perseguição a estrangeiros oriundos de países considerados inimigos. Em uma cena do livro, o vizinho estrangeiro é acusado, por aquelas que antes eram seus amigos de espionagem, levando a sua prisão.  

  • Nacionalismo. O pai de Alfie foi convocado e pensou em recusar, mas se vê coagido por seus amigos e familiares, além do governo, com a justificativa de que não ajudar seu país,  seria como negar renegá-lo - inaceitável. 

  • Perda da inocência. As crianças retratadas desejam servir nos fronts como forma de orgulho, com exaltação à violência. O próprio Alfie passa a ter que se adultizar abandonando parcialmente a escola a fim de trabalhar como engraxate e ajudar a mãe com o dinheiro. 

  • Trauma pós guerra. O pai de Alfie representa os milhões de soldados que voltaram da guerra traumatizado. Ele foi internado em um hospital para pessoas com problemas psicológicos e vivia tendo alucinações com o campo de guerra, repetindo a frase, “fique onde está e então corra” que foi um conselho que ele ouviu para salvar sua vida no front.



Comentários

  1. No título e na primeira menção, você diz "Primeira Guerra". Entretanto, na sinopse você já diz que a narrativa do livro "se passa no contexto da Segunda Guerra".

    ResponderExcluir

Postar um comentário