Diferentes projetos Republicanos
Após a queda do sistema monárquico, a decisão sobre qual seria novo sistema de organização estatal introduzido no país entrou em pauta, dentre as opções, três projetos republicanos tinham destaque:
- Projeto Republicano Liberal - neste, o princípio predominante era a descentralização governamental, que ofereceria a maior autonomia para as antigas províncias. Seus principais defensores eram os representantes das elites agrarias, principalmente cafeicultores paulistas e cariocas, que desejavam a maior participação pública no cotidiano político, afim de que as oligarquias agrárias controlassem as bases eleitorais.
- Projeto Republicano Jacobino - Esse projeto era defendido, majoritariamente, pelos setores médios urbanos em suas parcelas intelectualizadas, uma vez que inspirada nos moldes de República Francesa, teve seu nome de "jacobina" em homenagem aos revolucionários mais energéticos da revolução, de forma que defendiam a execução de membros da família real brasileira. O projeto almejava a garantia Estatal da participação pública, no entanto seus apoiadores não formaram um projeto político consolidado.
- Projeto Positivista - Este projeto foi inspirado no positivismo de Comte, e era cobiçado, principalmente, por oficiais do exército e integrantes das forças armadas, que defendiam a necessidade de um Estado forte e centralizado , que assegurasse os direitos individuais de cada cidadão.
Curiosidade:
O lema "Ordem e Progresso" estampado na bandeira do Brasil tem origem em no lemas positivistas de Comte "o amor por princípio; a ordem por base; o progresso por fim."
Fig. 1 Bandeira do Brasil
Referências:
https://diplomatique.org.br/sobre-o-modelo-republicano/
https://www.preparaenem.com/historia-do-brasil/projetos-republicanos-no-brasil.htm
Comentários
Postar um comentário